terça-feira, 24 de março de 2009

O Começo

Escrevinhar sem medo de errar, ponho-me a pensar... escrevo e não paro, que distância vem e fica pra contar sobre o que não foi e poderia ter sido. Sem pensar, recomeço do instante que foi ainda pouco, antes mesmo de chegar, do momento em que lia, absorvia, sorvia as palavras abundantes – nada mais que isso mesmo – de claríssima leitura. Reproduzo aqui o sentimento intenso e incessante que me arrebatou enquanto lia e que me prende a este papel irretocável (senão inútil) e de pouco valor diante da disposição das palavras que, à medida que surgem, se fazem entender, pois elas SÃO.

*foto da máquina de escrever de C.L.
Primeiro registro do bloco de notas, inspirado na leitura de
Água Viva - Clarice Lispector.

5 comentários:

  1. Inspiração "Clariceana"...acho que ela pensava como vc...SEM MEDO!

    ResponderExcluir
  2. Fica com essa: "TRANSCEDER É TRANSGREDIR"

    ResponderExcluir
  3. Adoro este livro de Clarice...para mim, o melhor! e...vc, sua inspiração ressonante, me direciona a mares tão azuis, que me afogam em sentimentos d'alma...

    ResponderExcluir
  4. Esse texto me remeteu a muitas reminiscências... A começar pela máquina de escrever... lembrei-me do prazer que eu tinha quando criança de escrever escondido na máquina da minha tia (professora). Ficava namorando a máquina à espera de um momento seguro de abordá-la sem ser pega. Ela despertava um fascínio pleno em mim.
    "Escrevinhar sem medo de errar" - Clarice escrevia assim, por isso era tão visceral e autêntica porque escrevia sem intenção.
    "Recomeço do instante que foi ainda há pouco" - lembrei da angústia de segurar o tempo nas mãos... Eu sempre descrevi o minuto com um estalar de dedos que ao mesmo tempo que está sendo, já foi ( outra lembrança da infância...)
    "Papel irretocável" - o esboço do que se escreve sem intenção é menos borrado por correções do que por verdade do que se é, do que se vem a ser.

    Obrigada por esse texto... Ele já me pertence também...

    ResponderExcluir
  5. hehe quantos comentários lindos! Suas palavras, ainda mais do que a vida, me inspiram a escrever. Obrigada!

    ResponderExcluir